DISCIPLINA QUE LECIONA:
Literatura Infantil.
ATIVIDADE: Confeccionar
livro de histórias infantis- “Emília a procura de um príncipe”.
MATERIAL: Cartolina,
lã, colorida, algodão, retalhos de tecido, cola, tesoura, lápis de cor, e.v.a,
cola colorida e etc.
OBJETIVO: Confecção
de livro para contação de histórias infantis.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS A SEREM TRABALHADOS:
Oralidade e escrita: Conceito de leitura;
Analisar a importância da literatura no processo de ensino aprendizagem;
Narrativa oral;
Análise e importância do lúdico, do usual, das representações orais e escritas;
Analisar a importância da literatura no processo de ensino aprendizagem;
Narrativa oral;
Análise e importância do lúdico, do usual, das representações orais e escritas;
Identificar Monteiro Lobato como o mais
importante escritor brasileiro de Literatura Infantil;
Organizar encaminhamentos metodológicos para abordagem na literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Organizar encaminhamentos metodológicos para abordagem na literatura nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
METODOLOGIA:
Inicialmente
trabalhar com os alunos sobre a origem da Literatura Infantil, o que é
Literatura Infantil e autores de Literatura Infantil. Após conceituar a
importância de monteiro Lobato na Literatura Infantil enfatizando que antes não existia uma literatura para
crianças no Brasil e é ele quem começa a
produzir estórias para as crianças direcionadas ao público infantil.
No terceiro momento, levar os alunos a
fazer leitura de diversas obras de Monteiro Lobato, que dão origem ao “Sítio
do Pica – Pau Amarelo” e outras bem como assistir episódios do seriado
produzido pela Rede Globo: O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Propor aos alunos produção de texto a partir
das obras de Lobato, mas com uma nova versão e montagem do livro da estória produzida
pelos alunos.
CONCLUSÃO: Para
finalizar a atividade os alunos apresentarão o livro produzido para os
professores do Colégio e posteriormente para os alunos da educação infantil e ensino fundamentas-séries iniciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário